terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Camarão da Petrobrás

Não sou fã de pagode, mas Zeca Pagodinho e seus companheiros têm razão...

“Camarão que dorme a onda leva,
Hoje é o dia da caça,
Amanhã do caçador”



1) O FATO:

19/02/2008 - 11h06


"PF descarta hipótese de crime comum em furto de dados Petrobras
CIRILO JUNIOR da Folha Online, no Rio

O Superintendente da Polícia Federal no Rio de Janeiro, delegado Valdinho Jacinto Caetano, descartou, nesta terça-feira, a hipótese de crime comum no caso do furto de dados sigilosos da Petrobras. Quatro notebooks e dois discos rígidos com informações estratégicas foram levados de um contêiner transportado pela norte-americana Halliburton no início deste mês.

Jacinto Caetano afirmou que 'tudo indica' que o furto tenha sido 'obra de espionagem industrial'. 'Havia mais equipamentos que foram deixados para trás. Essa forma de atuar indica que o roubo foi direcionado', disse o delegado, um dia depois do responsável pela perícia do local, Isaac Morais, ter afirmado à Folha que o
furto seria crime comum.

'Havia material de escritório e laptops e se privilegiou o roubo desses, o que nos leva a descartar a hipótese de roubo comum. Até porque, em roubo comum, se leva o computador inteiro para utilização posterior e não o HD [disco rígido]. Quem procura o HD procura a informação nele contida', afirmou Caetano

O delegado criticou a segurança do sistema de transporte de dados importantes da estatal petrolífera. Na opinião de Caetano, ele é 'falho'.

'O sistema de segurança para esse material era bastante falho. Não havia forma de controle específica e havia muita gente que tinha acesso a esse tipo de informação. Para um escritório-contênier, a segurança era adequada, mas quando há informação privilegiada, a forma de segurança passou a ser inadequada.'

Em entrevista coletiva a jornalistas, o delegado informou ainda que roubos e furtos de notebooks em contêineres da Petrobras vêm ocorrendo há mais de um ano. Segundo Caetano, os casos anteriores foram registrados na Polícia Civil porque a empresa não vislumbrou a intenção de se furtar informações consideradas qualificadas. 'Isso vai ser trazido para a atual investigação para verificarmos se há ligação.' "



Tão antiga como a própria escrita...

"Criptografia (kriptós = escondido, oculto; grápho = grafia) : é a arte ou ciência de escrever em cifra ou em códigos, de forma a permitir que somente o destinatário a decifre e compreenda ou seja, criptografia transforma textos originais, chamados texto original (plaintext) ou texto claro (cleartext), em uma informação transformada, chamada texto cifrado (ciphertext), texto código (codetext) ou simplesmente cifra (cipher), que usualmente tem a apararência de um texto randômico ilegível.

A criptografia é tão antiga quanto a própria escrita, já estava presente no sistema de escrita hieroglífica dos egípcios. Os romanos utilizavam códigos secretos para comunicar planos de batalha. O mais interessante é que a tecnologia de criptografia não mudou muito até meados deste século. Depois da Segunda Guerra Mundial, com a invenção do computador, a área realmente floresceu incorporando complexos algoritmos matemáticos. Durante a guerra, os ingleses ficaram conhecidos por seus esforços para decifração de códigos. Na verdade, esse trabalho criptográfico formou a base para a ciência da computação moderna. "



"O Notebook Seguro Pessoal Certisign é uma ferramenta de proteção de dados que criptografa informações gravadas no disco rígido do seu computador, tornando-as acessíveis, mediante o uso de certificados digitais, somente a você e pessoas autorizadas.

A solução é composta por um software de criptografia de dados, um dispositivo criptográfico (token ou um cartão inteligente) e um certificado digital.

O Notebook Seguro Certisign é um produto criado para proteger os dados gravados em computador contra espiões, piratas digitais ou simples curiosos e é indicado a todos os usuários que possuem informações importantes e sigilosas gravadas em seu computador.

O sistema de proteção é simples de ser usado, pois basta criar uma pasta através do software, um HD virtual - que funciona como um “cofre virtual”, para que todas as informações armazenadas estejam automaticamente criptografadas. Uma operação simples e rápida, através de uma console de fácil operação. "


http://www.certisign.com.br/produtos/notebookseguro/pessoal

4) CONCLUSÃO

Tecnologia barata e simples para proteção de dados confidenciais existe, então qual é o problema?

Suspeito o que o mesmo de sempre: gestão! Ou melhor, a falta dela!