quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Fenacon participa da homologação do SPED Contábil


A notícia abaixo é um sinal para os empresários brasileiros que ainda não se deram conta do Tsunami Fiscal que está por vir - e em breve.

É também um alerta aos contabilistas que estão hibernando enquanto vivemos um momento histórico na aplicação da ciência contábil no Brasil. Enfim teremos um grande Renascimento da
Contabilidade em nosso país.


A cada dia que passa, mais fica evidente que a administração de empresas será profissionalizada utilizando as tecnologias, em especial ERP, e gente preparada para aplicar conceitos avançados de gestão no dia-a-dia de micro, pequenas e médias empresas.



"Fenacon participa da homologação do SPED Contábil
Ano III - Número 132 – Brasília, 25 de setembro de 2007

Representantes de empresas e órgãos participantes do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) estiveram reunidos no Serpro de Belo Horizonte (MG), de 10 a 14 de setembro, para homologação do Programa Validador e Assinador (PVA) da Escrituração Contábil Digital. No último dia do encontro foram realizados testes com dados contábeis reais das empresas, com grande sucesso.


O SPED é um projeto que moderniza os processos de escrituração contábil, de escrituração fiscal e nota fiscal eletrônica, cuja implantação está sendo viabilizada com a utilização do certificado digital.



Otimista com o resultado alcançado até essa etapa do processo do SPED Contábil, o representante da Feder ação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) no grupo de trabalho, Antonino Ferreira Neves, explica que o SPED só foi possível com a utilização da Certificação Digital. “As informações contábeis e fiscais armazenadas em papel estão sendo substituídas pelas informações em meio digital e isso é um progresso muito grande para todos os envolvidos”, explica o vice-presidente da Região Centro-Oeste da Fenacon.


Presente no encontro, Carlos Sussumu Oda, Superintendente Geral do Programa na Receita Federal, explica que o SPED faz parte de um projeto maior de integração entre os fiscos federal, estaduais e municipais e vai modernizar a relação fisco/contribuinte no cumprimento das obrigações nessas esferas. Além disso, altera a sistemática atual do cumprimento das obrigações transmitidas pelos contribuintes às administraçõ es tributárias, com a substituição da emissão de livros e documentos contábeis e fiscais em papel por documentos eletrônicos com Certificação Digital, garantindo integridade e validade jurídica.




Entre as vantagens do SPED, Antonino destaca a simplificação de obrigações acessórias; agilização nos procedimentos sujeitos ao controle das administrações tributárias; redução dos custos em decorrência da dispensa de emissão e armazenamento de documentos em papel. “Outros benefícios importantes do SPED são o combate à sonegação, a diminuição da informalidade e aumento da base de tributação e a redução de fraudes”, ressalta o vice-presidente da Região Centro-Oeste.



O presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon, ressalta que o SPED é resultado da conquista da Federação que foi credenciada a ser uma Autoridade Certificadora (AC) e já pode emitir a Certificação Digital. “É impossível pensar no desenvolvimento da economia brasileira sem ampliar as inovações tecnológicas. Por isso, a Fenacon se sente vitoriosa por essa conquista para as empresas”, apontou."


Nenhum comentário: