sexta-feira, 4 de julho de 2008

A NF-e Mercantil impulsiona o mercado de TI


Hoje há uma tendência clara de oferta serviços, ao invés de produtos, em todos os ramos de atividade.

O "software como serviços", ou SaaS - Software as a Service, para os íntimos, é um novo paradigma para indústria de tecnologia da informação. Essa tendência se traduzirá, do ponto de vista do cliente, em maior qualidade e menor custo de operação. Ou seja, é a vez dos pequenos terem acesso ao que só os grandes podiam ter.

Curiosidade: A palavra “serviço”, no Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, tem, entre outros significados, o de “ação ou efeito de servir, de dar de si algo em forma de trabalho”; “exercício e desempenho de qualquer atividade”, palavra que vem do latim “servitium”, cujo significado é “condição de escravo, escravidão, jugo, obediência”.


Enfim, a tecnologia vai servir ao homem.

Abaixo um artigo do amigo Mario Mendes, da Mastersaf, que exploram bem o assunto.

"Prezados leitores o tema é extremamente complexo e traz consigo uma série de oportunidades de negócio e carreira, que vão desde o desenvolvimento aplicações para suportar toda a demanda tecnológica até consultorias focadas para o cenário fiscal e tributário. A NF-e está obrigatória desde 1º de abril, para fabricantes e distribuidores de cigarros; produtores, formuladores, importadores e distribuidores de combustíveis líquidos; e transportadoras e revendedores retalhistas. Em setembro próximo, novos segmentos serão obrigados a adotá-la.

Além dos benefícios mais destacados, como a redução de custos de impressão, preparação para o projeto de livros fiscais eletrônicos (SPED), diminuição do volume de trabalho administrativo e também o de armazenamento de documentos, o cenário atual propicia um forte impulso nos departamentos de tecnologia da informação, pois por mais que o ambiente disponibilizado pela SEFAZ (Secretaria da Fazenda) seja robusto a automatização dos processos de emissão de NF-e de forma integrada com o sistema de faturamento (ERP) faz-se necessário, para que permita a geração de altos volumes de NF-e e assegure o seu alto desempenho e disponibilidade. Aliás, todo o impulso do mercado está girando em torno da automatização dos processos de validação das NF-e geradas junto às SEFAZ, uma vez que a obrigatoriedade exige certificação digital, web services e arquivos XML, tudo isto para que ainda se gere os Documentos

Auxiliares das NF-e (DANFE) que é o documento obrigatório para transito das mercadorias.

Não me estenderei muito no conceito da obrigatoriedade, devido estas informações poderem ser facilmente acessadas no portal oficial do Governo Federal (http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/), o foco deste artigo é mostrar os caminhos e oportunidades impulsionadas por este novo mercado.

Há duas formas se desenvolverem soluções de Software para a NF-e, uma delas é rodá-las em um ambiente In-House, isto é, utilizando toda infra-estrutura tecnologia das empresas (cliente), aonde servidores, assinatura eletrônica e certificado para a comunicação com as SEFAZ partiriam de um modelo tradicional de aplicação, agora há uma outra forma muito mais atrativa, o SaaS (Software as a Service) que de acordo com diversos estudos já realizados será forte tendência em um futuro breve no Brasil, no qual podemos citar como exemplo os Estados Unidos aonde à adoção do software como serviço entre as pequenas e médias empresas vem crescendo a passos largos.

A NF-e sendo ofertada como Serviços é uma das grandes oportunidades que as empresas brasileiras produtoras de Softwares possuem para atingirem o tão desejado mercado de clientes SMB (Small Medium Business), pois grande parte dessas empresas não possuem ERPs de grife, tais como: SAP, JD Edwards, Microsiga, entre outros e tão pouco infra-estrutura adequada em seu Data Center para suportar toda demanda de produção e segurança.

Os desenvolvedores e os provedores, juntos poderão ser responsáveis por receitas recorrentes de longo prazo, uma vez que é possível ofertar pacotes customizados aos clientes por volume médio de emissão de NF-e, isto é, o cliente opta pelo tamanho do pacote e também poderá escolher qual provedor melhor lhe atenderá avaliando o custo e a infra-estrutura contratada.

A NF-e bem como o conceito de Software como Serviços vieram para ficar, agora cabe a nós aproveitarmos as oportunidades e desenvolvermos soluções cada vez mais plug and play para atender o maior número possível de clientes."

Por Mario Mendes Júnior

Nenhum comentário: