terça-feira, 16 de setembro de 2008

Vitória da Eficiência

Parabéns à SEFAZ/MG que aceitou, sem questionamentos, uma procuraçao em formato pdf, assinada com certificado digital. Fiz essa procuração para que meu contador me represente junto ao órgão.

procuracao

Acima, a imagem de um trecho da procuração assinada com meu certificado digital e com reconhecimento de assinatura digital pelo Cartório Sarlo de Vitória no Espirito Santo, que também assinou eletrônicamente o documento.

Importante: o reconhecimento de assinatura eletrônica foi feito sem que eu fosse ao Cartório.

Além da economia de dinheiro e, sobretudo, tempo, a Natureza agradece.

2 comentários:

Anônimo disse...

Roberto, sobre a procuração eletronica, voce disse que assinou em PDF, gostaria de saber qual software usou? O destinatario pode observar a assinatura pelo proprio Adobe acrobat? Ou precisou do mesmo software que assinou para verificar a assinatura no documento.

Inclusive gostaria de registrar minha insatisfação com relação as assinaturas digitais em documentos. Está passando da hora de termos uma forma de verificar qualquer assinatura em qualquer documento, o que temos hoje é que o documento assinado por um aplicativo na maioria das vezes somente pode ser vista com o verificador daquele aplicativo ou empresa. Isso dificulta a massificação do uso da certificação digital e consequente assinatura de documentos em formato digital, é um atraso.

Roberto Dias Duarte disse...

Marcelo,

1) Usei o Adobe Acrobat 7.0 Professional.

2) Sim com o visualizador do Acrobat, que é gratuito, você pode conferir a assinatura digital do documento.

3) Concordo em termos. Com o Acrobat Professional ou mesmo o Word você pode assinar documentos. Mas não conheço nenhum programa gratuíto para assinatura que seja difundido o suficiente para se tornar padrão.