sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Regulação tributária lidera ranking de problemas do Brasil

por Financial Web
08/10/2008

"Nem corrupção, nem infra-estrutura, nem falta de mão-de-obra. O principal obstáculo ao desenvolvimento de negócios no Brasil é a regulação tributária, de acordo com o Relatório Global de Competitividade, divulgado pelo Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês). Um em cada cinco executivos brasileiros aponta a complexidade dos impostos como o maior inimigo dos empresários. A segunda posição ficou com infra-estrutura inadequada e a terceira, com a carga tributária. A corrupção ficou em sexto lugar, seguida por mão-de-obra desqualificada e acesso a financiamento.

Baixe a análise do Brasil do Relatório Global de Competitividade, que contém o ranking

O estudo também analisou 110 indicadores relevantes no mercado global, como expectativa de vida dapopulação, tamanho do mercado interno e qualidade da educação. Em uma comparação com os outros 134 países do ranking, apenas 34 desses fatores representam vantagem competitiva para o Brasil. Nos outros 100, a má colocação do País significa uma desvantagem em relação aos seus concorrentes internacionais.

Entre fatores que simbolizam vantagens brasileiras, estão Sofisticação do mercado Financeiro, Gastos Reduzidos com Terrorismo e Investimento em Política Agrícola.

Na comparação macroeconômica com América Latina e Caribe, o PIB per capita brasileiro (PIB dividido por população) apresentou um crescimento superior em todo o período de análise - entre 1980 e 2007. Nesses 17 anos, a renda brasileira cresceu e se descolou do gráfico do restante do continente em três momentos. Primeiro entre 1984 e 1990; depois, entre 1994 e 1996; e, mais recentemente, entre 2001 e 2004."

http://www.financialweb.com.br/noticias/index.asp?cod=52031

Nenhum comentário: