segunda-feira, 21 de abril de 2008

Contabilidade na Era do Conhecimento


Publico abaixo o brilhante texto elaborado por Clelma Cristina da Silva, aluna do curso de Ciencias Contábeis da FACISA.


Esse artigo foi redigido como resposta a uma questão da prova de Sistemas de Informações Contábeis, disciplina que leciono nesta instituição.


"A evolução da Contabilidade se confunde com a evolução da própria humanidade. Cada nova descoberta pela humanidade, novos caminhos seguem a Contabilidade. O aparecimento das cidades, dos Estados, do poder religioso, o domínio dos mares, a expansão comercial, a revolução industrial, a descoberta do papel, a informática e outros fatores alteraram e continuam alterando a história dessa ciência.

Atualmente, o grande desafio encontrado na profissão contábil tem sido a Era Digital, o qual trouxe consigo mudanças aceleradas nos mercados, nas tecnologias e nas formas organizacionais. Para adequação a inovações e do mercado cada vez mais competitivo e globalizado, o qual é fundamental muito esforço para tornar novos conhecimentos apropriáveis, bem como para estimular a interação entre os diferentes agentes econômicos e sociais para a sua difusão e conseqüente geração de inovações.

Diante da classe contábil, os clientes têm mudado suas necessidades, pois estão em busca de qualidade e de melhores serviços, obrigando o profissional contábil a se atentar aos novos paradigmas, tendo que se atualizar, identificar a necessidade das entidades, fornecer informações objetivas, com qualidade e criatividade.

Vivemos hoje a era do conhecimento, do capital intelectual, onde o poder de manipular este conhecimento é o ponto chave das grandes decisões, sendo que por sua vez o contabilista deve ter consigo que é um trabalhador do conhecimento, um profissional valioso e demonstrar a sua atuação no novo ambiente oferecendo informações úteis, completas, corretas e principalmente em curto prazo.

Em contrapartida, as empresas também passam por transformações que exigem ações rápidas, investimentos precisos e profissionais ideais para gerenciar seus negócios. A tendência é que aumente a exigência de esforços e determinação para as mudanças, pois a competitividade do mercado não aceita indecisões e sim profissionais responsáveis, que gerem informações atualizadas e fundamentais para tomada de decisão. "

Nenhum comentário: