sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Apogeu e Queda da Geração “EnterMan”

 

Nova palestra: uma análise das consequências dos sistemas de informação no desenvolvimento das pessoas e empresas.

image

 

Nos últimos 50 anos, a revolução da informação centrou-se nos dados — captura, armazenamento, transmissão, análise e apresentação. Estava centrada no «T» da abreviatura «TI» (tecnologias de informação). A próxima revolução da informação centrar-se-á no «I» e questiona o significado e o propósito da informação. Isto levará rapidamente à redefinição das tarefas a realizar com a ajuda da informação e à redefinição das organizações que as executam.” Drucker, A revolução da informação.

Na prática a TI criou um operário do teclado que é adestrado para seguir instruções, manuais e procedimentos. Isso chegou a um extremo tal que o operário da TI se transformou em um “EnterMan”, um sujeito que utiliza a tecla ENTER do computador para resolver qualquer problema.

O EnterMan não desenvolveu as habilidades fundamentais para o profissional da Era do Conhecimento: capacidade de análise, sítense e comunicação.

Por outro lado, a economia do século XXI criou um mercado de trabalho que demanda fortemente as habilidades cognitivas dos profissionais.

Peter Drucker, em um artigo intitulado “O Futuro Já Chegou”, publicado no Brasil pela Revista Exame em 22 de março de 2000, já definia a “revolução do conhecimento”.

“Aquilo que chamamos de Revolução da Informação é, na realidade, uma revolução do conhecimento. A rotinização dos processos não foi possibilitada por máquinas. O computador, na verdade, é apenas o gatilho que a desencadeou. O software é a reorganização do trabalho tradicional, baseado em séculos de experiência, por meio da aplicação do conhecimento e, especialmente, da análise lógica e sistemática. A chave não é a eletrônica, mas sim a ciência cognitiva.”

Nessa apresentação exploro de modo prático, objetivo, didático e, por que não, bem humorado, a história do EnterMan, seu apogeu e declínio, bem como o surgimento de um novo perfil humano e profissional: o EcoMan. Tudo isso tendo como pano de fundo as tecnologias de informação focadas em gestão empresarial.

Realizei-a pela primeira vez dia 8 de setembro no evento em comemoração à semana do Administrador promovido pela Facisa/BH.

Foi um sucesso!

Um comentário:

Anônimo disse...

Roberto, é possível termos acesso aos slides desta palestra?
Abraço!
Keyla Simon