sábado, 24 de maio de 2008

Certificado Digital e a Nova Imprensa Oficial


O "Diário Oficial" e outras inúmeras publicações oficiais impresas estão com os dias contados.


Os jornais impressos que já se sentem ameaçados pela velocidade de publicação de informações dos meios de comunicação on-line agora têm mais uma fonte de preocupação.


A publicação em papel de informes oficiais está se tornando obsoleta, cara e ecologicamente incorreta.


"Diário Oficial do Estado completou 118 anos este mêsVárzea Grande,

22/05/2008 - 10:20. Da Redação


No dia oito de maio de 1890, o Governo do Estado publicou a primeira edição do Diário Oficial Eletrônico, na época intitulado ‘Gazeta Official do Estado de Matto Grosso’. Quarenta e oito anos depois, em 1938, ele foi rebatizado com o nome que o acompanhou até março de 2008 e pelo qual ficou conhecido da população mato-grossense: Diário Oficial do Estado de Mato Grosso. Em março, o periódico passou a ser totalmente eletrônico, e recebeu nova designação: Diário Oficial Eletrônico do Estado de Mato Grosso.


E essa história, que acompanha a evolução do Governo Estadual, completou 118 anos, contribuindo para a missão da Imprensa Oficial do Estado (Iomat), em tornar públicas todas as matérias oficiais no âmbito administrativo, legislativo e judiciário do Estado de Mato Grosso, legitimando os atos e fatos dos poderes constituídos, dando fé pública às matérias previstas por leis, decretos e demais instrumentos normativos.

Desde que a Iomat foi transformada em uma superintendência ligada a Secretaria de Estado de Administração (SAD), o Diário passou por algumas modificações visando um maior controle e mais agilidade na publicação de matérias, além de oferecer ao cidadão maior facilidade na hora de encontrar assuntos de seu interesse.

Com a implantação do sistema Iomatnet em 23 de junho de 2006, o Diário começou a ser disponibilizado tanto nos formatos html (texto web) e pdf (idêntico a versão impressa). Desde então, a Iomat só recebe as matérias para publicação em formato arquivo texto com extensão doc ou rtf, enviadas diretamente pelo sistema on-line. Esse novo sistema automatizou a produção e a publicação eletrônica das matérias oficiais.
Assim, todo o processo ficou mais ágil. Além de dinamizar o trabalho dos técnicos da administração pública, o sistema IomatNet também proporcionou uma melhoria no serviço oferecido às pessoas que acessam as informações do Diário Oficial pela Internet, com a implantação do sistema de busca de informações tanto por legislação quanto por palavras.

Um ano depois, em setembro de 2007, o Governo do Estado integrou os sistemas governamentais de Aquisições e de publicações no Diário Oficial do Estado (DOE), com o objetivo de obter maior controle, padronização e aprovação sobre as publicações de avisos de licitação para compras governamentais.

E em março deste ano o Diário Oficial do Estado de Mato Grosso (DOE/MT) passou a ter a designação de Diário Oficial Eletrônico com Certificação Digital, substituindo assim, a versão impressa das publicações oficiais e podendo ser acessado e impresso, de forma gratuita, por meio do endereço eletrônico da Imprensa Oficial de Mato Grosso (www.iomat.mt.gov.br), por qualquer pessoa que esteja conectada à internet.

Dessa forma o Governo atendeu a necessidade da sociedade em obter serviços em tempo real, sem precisar ficar esperando pela impressão do Diário, além de contribuir para a preservação do meio ambiente, haja visto a quantidade de papel que deixou de ser utilizado com a impressão do periódico. "



Nenhum comentário: