quarta-feira, 19 de março de 2008

SAP Fórum 2008


O maior evento de tecnologia e gestão da América Latina começou dia 18 de março em São Paulo e tem duração de 3 dias. Participam desse encontro profissionais de TI, parceiros, clientes, fornecedores e outros membros do ecossistema SAP no Brasil.


Para se ter a dimensão desse evento, presidentes, diretores, CIO’s e gerentes de empresas que juntas representam mais de 60% do PIB brasileiro estavam presentes.

O tema Sustentabilidade levou palestrantes como William Waack, Luiz Fernando Furlan e Eduardo Giannetti a um consenso: o principal componente da sustentabilidade das empresas e do país é o Capital Intelectual.

Sustentabilidade, em termos simples, pode ser traduzida como o limite de velocidade (speed limit) de crescimento de uma organização ou nação.

Na realidade de nosso país, o speed limit está condicionado a fatores internos e não externos, como a recente crise no sistema de crédito americano.

Isso quer dizer que o crescimento econômico do Brasil está limitado à sua capacidade de atendimento à demanda agregada: consumo das famílias, investimento do setor privado e gastos públicos. Como os três fatores estão em franca expansão a algum tempo, a capacidade ociosa da economia já se esgotou restando ao país realizar investimentos em capital para suprir a demanda latente.

O problema consiste justamente na questão desse investimento. Em plena Era do Conhecimento estima-se, através de estudos científicos sérios, que os investimentos em capital necessários à produção em uma nação são compostos por 1/3 em capital físico e 2/3 em capital intelectual.


Como nem Estado, nem empresas, nem trabalhadores estão investindo consistentemente no processo de formação de capital intelectual, o país encontra-se em um dilema.

O Estado investe apenas 2% do PIB em formação de capital, sendo que a maior parte é apropriada por investimentos físicos.

Os trabalhadores têm 39% de sua renda apropriada pelos tributos, reduzindo sua capacidade de investimento. Há ainda, uma herança cultural de pouca valorização da educação. A maior parte das famílias prefere um novo eletrodoméstico ou um automóvel que investimentos na educação dos filhos.

As empresas se deparam com o problema da escassez de profissionais, mas pouco fazem para modificar o cenário.

Enfim, a conclusão é que desafio de nossa sociedade é a formação de Capital Intelectual capaz de criar condições para o nosso crescimento.

2 comentários:

Roberto Dias Duarte disse...

Ressalto aqui outro ponto que foi debatido no Fórum:

Quando uma empresa adquire um equipamento ou constroe um novo galpão, como é apropriada essa operação? Investimentos.

E quando há aquisição de serviços de capacitação? Despesas.

Quais os impactos disso?

Anônimo disse...

Bacana o SAP Fórum. No próximo gostaria de ir