segunda-feira, 16 de junho de 2008

SEFAZ/MT na Era do Conhecimento



Obter maior eficiência e produtividade não basta tecnologia. Na Era do Conhecimento capacitação é fundamental e insubstituível.



As autoridades fiscais já perceberam isso, e você?




"Sefaz treina servidores para impedir evasão fiscal em Mato GrossoVárzea Grande, 16/06/2008 - 09:34.
Da Redação



A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) adota mais uma estratégia para coibir a evasão fiscal em Mato Grosso e melhorar a arrecadação, sem aumentar os impostos: o treinamento dos servidores responsáveis pelo Fisco.


A Superintendência de Fiscalização (Sufis), por meio das ações concentradas das gerências de Controle de Transportadoras (GECT) e de Controle Digital (GCDI), assumiu o compromisso de otimizar o sistema de fiscalização aplicado nos postos de fronteira do Estado, para executar as novas metas fiscais da Fazenda Estadual no exercício de 2008.


Para o secretário de Fazenda, Eder de Moraes Dias, o grande desafio de sua gestão é aumentar a arrecadação do Estado, de forma a ampliar a aplicação socioeconômica dos tributos, sem majorar a carga tributária. ‘A equipe de fiscalização da Sefaz é a grande responsável pelo trabalho sério e comprometido desenvolvido na área da arrecadação de impostos’, afirma.


Nesse sentido, completou Eder, ‘vamos priorizar o treinamento dos agentes de Tributos Estaduais (ATE’s), uma ação que pretende minimizar a ocorrência de erros e capacitá-los para que possam exercer suas funções em total sintonia com as políticas públicas e os novos sistemas de arrecadação do Estado’, frisou o secretário de Fazenda.


A operacionalização dos sistemas de Substituição Tributária (protocolo que representa as operações de ICMS com o Estado de São Paulo) e Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), produtos fazendários em fase de implementação, recebem a partir de agora, prioridade no plano de ação da Sefaz.


Os servidores ATEs que trabalham diretamente na verificação do recolhimento do imposto de Substituição Tributária e na utilização da NF-e estão recebendo treinamento específico para obter o melhor resultado possível em termos de arrecadação. ‘Aumento na arrecadação, sem aumentar impostos, e transparência na gestão dos recursos públicos, são palavras de ordem na Sefaz’, conclui o secretário Eder de Moraes. "




Nenhum comentário: