sábado, 18 de outubro de 2008

Big Brother Fiscal é o primeiro livro brasileiro a ser comercializado com NF-e

Roberto Dias Duarte, diretor de alianças da Mastermaq Softwares e professor de graduação e pós graduação, estuda os impactos do SPED, Sistema Público de Escrituração Digital, desde 2005. Atualmente leciona em cursos de Ciências Contábeis e MBI – Master in Business Intelligence disciplinas relacionadas à tecnologias para gestão empresarial e as conseqüências do SPED nas organizações.

A partir de sua experiência em palestras e em sala de aula, Duarte inaugurou seu blog em 1º de maio de 2007 cujo objetivo é debater temas relacionados à tecnologia para gestão focado em pequenas empresas. O blog é visitado mensalmente por mais de 8 mil pessoas.

Em agosto de 2008, Duarte publicou o primeiro livro do Brasil que analisa o assunto SPED e suas conseqüências para profissionais, empresas, em especial as pequenas, e para a nação.

O pioneirismo é característica marcante não só da obra em si, mas de todo o seu processo de produção e distibuição. A comercialização do livro está sendo realizada apenas pelo blog do autor, e em um mês já foram enviados mais de mil livros para todas as regiões do Brasil.

Além disso, o Big Brother Fiscal na Era do Conhecimento é o primeiro livro a ser comercializado através da NF-e. A editora que o autor criou candidatou-se voluntariamente ao processo de emissão de NF-e pelos seguintes motivos, conforme palavras de Duarte:

“a) Escrevi o primeiro livro, realizo palestras e cursos sobre o assunto. Queria provar do meu ‘próprio remédio’.

b) Obtive de fato ganhos de produtividade nos processos logísticos, fiscais e contábeis.

c) Estou provando que dá para trabalhar corretamente e utilizar o SPED como oportunidade de melhoria empresarial, mesmo em pequenas empresas, como é o meu caso.”

De fato, houve economia real no custo de impressão e despacho de uma nota fiscal da ordem de R$8,00 por transação. No total, o autor estima uma redução de 95% nesses custos.

Os próximos desafios da editora é participar, também em caráter volutário, da Escrituração Contábil Digital e da Escrituração Fiscal Digital.

Sobre o livro

Esse livro aborda como as tecnologias da informação estão atuando de forma a impulsionar de forma avassaladora o Brasil rumo à Sociedade do Conhecimento.

Nota Fiscal Eletrônica, Escrituração Contábil Digital e Escrituração Fiscal Digital formam o núcleo do SPED - Sistema Público de Escrituração Digital. Esse Big Brother Fiscal, na realidade, é a utilização por parte das autoridades fiscais das ferramentas tecnológicas que suportam a Inteligência Fiscal Brasileira. Há muitos anos, profissionais extremamente competentes vêm planejando a inserção das entidades fiscais no contexto da Sociedade do Conhecimento, com objetivo de aumentar absurdamente a eficiência fiscalizatória em nosso país. A fórmula mágica: muita tecnologia e muita capacitação de pessoas. Esse movimento acelera a adoção da mesma "fórmula mágica" por parte do setor empresarial. Pequenas ou grandes organizações encontram-se em um dilema: encarar (de verdade) os valores e princípios da Era do Conhecimento ou irem para o paredão.

A visão do autor sobre o livro

“Escrevi o Big Brother Fiscal na Era do Conhecimento a partir de minha experiência em sala de aula, palestras e do próprio blog. A interação com alunos e profissionais de diversas áreas me incentivou a criar uma história sobre o SPED.


O livro é isso. Um ‘causo’ contado por um mineiro que, em linguagem simples e direta, aborda, de forma introdutória os "porquês", "comos" e as consequências da maior transformação tributária da história de nosso país.”

A visão de formadores de opinião

"O bom livro é o que dá satisfação ao leitor em ler o mesmo. Embora a satisfação seja algo subjetivo existem padrões que caracterizam a mesma. Clareza, objetividade, realidade quanto aos dados, forma didática atrativa, associação de idéias face a fatos novos, são alguns dos principais elementos que caracterizam uma obra que preenche o que a maioria deseja. Assim é este livro de Roberto Dias Duarte."

Prof. Dr. Antônio Lopes de Sá

"Este livro detalha o impacto da adoção da Tecnologia da Informação por parte dos órgãos de arrecadação e fiscalização do governo na vida das empresas: o novo nível de rigor imposto às empresas exige uma nova postura na gestão empresarial. Leia o livro e saiba por quê."

Roberto C. Mayer, Diretor-presidente da MBI e Presidente da Assespro SP

"Roberto consegue neste livro, com muita competência, nos sintonizar com as mudanças sócio-culturais que vivemos, ao mesmo tempo em que esclarece, discorre e opina com muita propriedade sobre tecnologias amparadas com âmbito jurídico, em especial a certificação digital. Somente um administrador de empresas, com a experiência de mercado e também da sala de aula, poderia alcançar esta meta."

André Lemos, Sócio Diretor da Techcert Tecnologia em Certificação

"Um livro que discute sobre as inovações tecnológicas integradas com o desenvolvimento social de forma abrangente e transparente. Uma excelente oportunidade de adentrar nessa realidade por uma vertente que descreve suas implicações para as organizações e para os profissionais da atualidade. "

Sérgio Dias, Conselheiro do CRC-MG

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa noite

Como faço para adquirir o livro?
Qual seria o custo?
paulaletticia@hotmail.com

Roberto Dias Duarte disse...

É só enviar um e-mail para livro@ideasatwork.com.br

Maurício Almeida disse...

O livro tráz informações técnicas sobre como implementar as rotinas necessárias em um software para a emissão da NF-e ?

Roberto Dias Duarte disse...

Maurício,

Se você procura por informações para o desenvolvimento de funcionalidades para integração de um sistema aos serviços de emissão de NF-e da SEFAZ (WebServices), você deve ler o manual de integração disponibilizado pela SEFAZ de sua UF.

Se você procura ter uma visão panorâmica do projeto SPED, seus impactos na gestão empresarial, bem como nos sistemas de apoio à gestão (ERP), o livro é uma boa opção.