terça-feira, 30 de outubro de 2007

CERTFORUM 2007



Estou participando do CERTFORUM 2007 - um evento que reúne as maiores autoridades, especialistas e empresas envolvidas com a tecnologia de certificação digital no Brasil.

Pretende-se debater questões como:



  • Utilização de certificados digitais por micro e pequenas empresas

  • Comércio Eletrônico

  • SPED

  • Nota Fiscal Eletrônica

  • Inovações tecnológicas no Poder Judiciário


Estes temas são apresentados por pessoas que têm alta relevância no processo decisório tanto por parte do poder público quanto da iniciativa privada.

Para mim, está claro que a massificação do uso de tecnologias baseadas em certificação digital, implantação da nota fiscal eletrônica e do SPED, em seu conceito mais amplo, são processos irreversíveis.

Está evidente ainda que o espírito da Lei Geral das Micro Empresas, no que diz respeito à simplificação do relacionamento empresa/Estado, tem como base a segurança da informação suportada pelo uso intensivo de certificados digitais para identificar contribuintes perante autoridades públicas no mundo virtual.

E mais, a verdadeira simplificação tributária ocorrerá a partir do uso de ferramentas de gestão (ERP) por parte das empresas que tenham a capacidade de transacionar com o "Fisco On-Line" através da emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e dos arquivos do SPED.

Este movimento está se tornando realidade para grandes e pequenas empresas a partir de iniciativas como:


  • Integração de grandes cadeias produtivas a partir da NF-e

  • Disponibilização de programa gratuito para emissão de NF-e, que pode ser integrado facilmente a qualquer ERP ou sistema de gestão

  • Criação da SEFAZ Virtual para atender Estados que estão mais atrasados no processo de implantação da NF-e

  • Padronização da infra-estrutura tecnológica das Secretarias da Fazenda para viabilizar sistemas redundantes de contingenciamento

  • Disponibilização de recursos financeiros para criação e ampliação dessa infra-estrutura

  • Inclusão das 12 mil maiores empresas brasileiras, em termos de arrecadação, no processo do SPED, como meta do PAC Federal, até final de 2009

Enfim, quem está apostando contra pode perder muito!





Um comentário:

Nivaldo Cleto disse...

Prezado Roberto Duarte

Foi um prazer contar com você no 5º Certforum de Certificação Digital.
Você conseguiu visualizar a importância do uso da certificação digital na desmaterializãção dos processos do sistema contábil, judiciário e demais segmentos da sociedade.
Existe um Grupo Nacional de Massificação da Certificação Digital formado por representantes do SEBRAE, CFC, FENACON, RECEITA FEDERAL DO BRASIL, CDT,SESCAP-CE, SESCAP-BA, SESCAP-PE, ACs CERTISIGN, SERPRO, CAIXA, SERASA; Camara E-net e outros parceiros importantes no processo de divulgação dos benefícios.
Considerando o trabalho que você vem realizando junto ao segmento contábil nacional através das suas pelestras, como um dos coordenadores do Sub-Grupo de Marketing dos Benefícios estou convidando você para participar dos trabalhos.

Abraços

Nivaldo Cleto
www.nivaldocleto.cnt.br