sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Como a Mastermaq se preparou para o SPED


Em minhas palestras pelo Brasil, muita gente me pergunta como a Mastermaq está se preparando para os impactos do SPED. Abaixo, segue minha resposta.

"O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) é a maior transformação tributária da história do Brasil. Basicamente formado pela Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), Escrituração Contábil Digital (ECD) e Escrituração Fiscal Digital (EFD).

A mudança está muito além de uma simples transferência de entrega de informações fiscais do meio “papel” para um meio digital. O conjunto de dados que o contribuinte deve informar às autoridades fiscais deve possuir integridade e coerência entre si. Ou seja, na EFD e na ECD, cada operação é detalhada relacionando-se com documentos fiscais, inclusive a NF-e, que deram origem a tal operação.

O SPED transcende as fronteiras da empresa contribuinte. As autoridades fiscais terão meios de rastrear a circulação de mercadorias por toda a cadeia produtiva, do produtor rural ao lojista, graças a instrumentos como o código padronizado de produtos e livros de controle da produção.

Enfim, o conhecimento sobre as informações fiscais, contábeis e gerenciais são fundamentais para o empresário e seu contador. Pois elas serão importantes, não somente para um bom planejamento tributário e auditoria, mas principalmente para acompanhamento do resultado de empreendimento.
Nesse sentido, a Mastermaq Softwares vem se preparando para o que muitos acreditam ser o maior desafio empresarial para os pequenos empreendimentos na historia do Brasil. Vejamos:

Um breve histórico:

2002 – inicio do projeto NG tendo como premissas: facilidade de uso, baixo custo de operação, inteligência fiscal e, em especial, ampla capacidade de obtenção e manipulação de informações. O NG prevê ainda a integração natural entre os departamentos operacionais (vendas, estoque, financeiro, faturamento) e contábeis/fiscais (sejam eles executados por escritórios de serviços contábeis ou internamente).

2004 – a Mastermaq entra no mundo da Certificação Digital através de inclusão desse requisito no projeto NG, da realização de palestras em todo o Brasil sobre o tema e da realização de parcerias com André Lemos e Certsign.

2005 – inicio da parceria com a Mastersaf, a empresa que atende 18 das 20 empresas participantes do projeto piloto do SPED.

2006 – O diretor da Mastermaq, Roberto Dias Duarte, começa um ciclo de palestras sobre o SPED, levando o assunto para contabilistas e empresários em todo o Brasil.

2007 – Duarte cria um blog para tratar de temas relacionados ao SPED: http://www.robertodiasduarte.com.br/

2008 - A Mastermaq se engaja no Grupo Nacional de Massificação da Certificação Digital, Participam do Grupo entidades como: SEBRAE, RFB, CFC, FENACON, SERASA, ITI, CERTISIGN, SERPRO, IMESP, Correios, Banco do Brasil, CEF, Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, FEBRABAN, DNRC, CNM, MPOG, Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos (CDT), Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do DF, SESCAPCE, ACSP, CACB, CDT, ABRASF.
- Primeiros testes nos sistemas da Mastermaq gerando NF-e, ECD e EFD.
- Lançamento do Livro Big Brother Fiscal na Era do Conhecimento, de Roberto Dias Duarte, onde o autor procura explicar em linguagem bastante acessível, os impactos do SPED para pequenas empresas e escritórios contábeis.

Como resultado desses anos de trabalho temos:

a) Conhecimento, experiência e cultura para atuação no mundo pós SPED;
b) Relacionamento estreito com autoridades fiscais e empresas participantes do projeto piloto do SPED;
c) Sistemas contábeis preparados para registrar e gerar o arquivo da ECD;
d) Sistemas fiscais preparados para registrar e gerar o arquivo da EFD;
e) Sistemas de faturamento preparados para gerar NF-e e integrado a um Portal comunicação com SEFAZ, clientes e contadores;
f) Sistemas de gestão preparados para receber a NF-e como documento eletrônico de apoio logístico."

3 comentários:

Anônimo disse...

Minhas dúvidas: Quando o projeto NG estará "redondo" rponto para uso total em escritórios contábeis? E quanto aos usuários da linha contábil DOS como ficaram?

Roberto Dias Duarte disse...

Oi Savio,

O NG,no que diz respeito às funcionalidades existentes para atender aos escritórios contábeis, está disponivel e será apresentado no Congresso Brasileiro de Contabilidade,em Gramado. Vale ressaltar que NGContábil e NGFolha já são utilizados desde o inicio de2007. O NGFiscal é o mais novo produto da linha NG.

A linha Contábil atual também atenderá aos requisitos do SPED no escopo EFD e ECD.

Vale comentar que o maior desafio do SPED não é a geração dos arquivos, nem a tecnologia. É a qualidade das informações que serão enviadas ao fisco. E para viabilizar a integridade e qualidade dos dados é imprescindível a integração escritório-empresa através de um ERP com conformidade fiscal.

Há uma série de artigos que tratam do tema no blog.


abraço

Anônimo disse...

Roberto, aqui no escritório nós temos o NG Contábil e o NG Folha, mas não utilizamos ainda. O motivo: o NG Folha não trabalha com várias empresas ao mesmo tempo como no MasterFolha DOS. Por exemplo não é possível gerar arquivos de SEFIP, CAGED, etc. para várias empresas simultaneamente. O que dificulta em muito o trabalho de escritórios de contabilidade que têm muitos clientes, como no nosso caso. De fato a idéia do NG representa uma revolução no mercado de softwares para automação contábil, mas no atual estágio as funcionalidades não superam as funcionalidades do próprio antecessor o Master Folha DOS. Ou seja o sistema está sendo um prato cheio para a concorrência que tem tomado muitos clientes da Mastermaq aqui na região. Não é nosso caso, já pretendemos continuar com a Mastermaq, usando a linha DOS até que a linha NG esteja tão eficiente quanto.

Abraços...